Blog, Comportamento

A difícil arte de aprender a dizer NÃO!

Muitas pessoas se envolvem em grandes problemas durante toda a vida pela dificuldade que possuem de dizer não, como conseqüência desta inabilidade prejudicam seus relacionamentos interpessoais nos diversos ambiente que freqüenta família, trabalho, com os amigos ou em qualquer outro lugar.

Neste artigo inicialmente vamos entender o porquê que muitas pessoas têm dificuldade em dizer não ou impor limites aos que estão ao seu redor, a psicologia nos possibilita várias formas de entender esse fenômeno, no entanto nos atentaremos  somente a 03 freqüentes  formas:   

  1. Algumas pessoas não sabem dizer não porque, não aprenderam a manifestar suas vontades pelo contrário, foram ensinadas a negá-las: Normalmente pessoas com este perfil são fruto de uma educação disfuncional de cuidadores (pais ou outros) extremamente autoritários em que a submissão foi um dos poucos comportamentos aprendido em suas relações. Não é incomum na verbalização destes pacientes no consultório falas com conteúdo que demonstram o quanto eram proibidas expressar os seus desejos e sentimentos como se eles não existissem, tendo que negar as próprias vontades na infância e adolescência.
  2. Algumas pessoas não sabem dizer não porque tem medo de enfrentar os conflitos: A maioria dos momentos em que temos a necessidade dizer não são momentos difíceis. Para as pessoas que evitam o conflito (comportamento de esquiva) é a oportunidade de evidenciar tal característica o que pode demonstrar falta de maturidade e iniciativa na resolução dos próprios problemas. Gerenciamento de conflitos exige maturidade, normalmente quem tem a iniciativa para a resolução de conflitos tem mais maturidade e já conseguiu controlar os seus níveis de medo e ansiedade.
  3. Algumas pessoas não dizem não porque não querem assumir responsabilidade das escolhas feitas na vida: Geralmente este indivíduo sabe dizer sim, porém escolhe não praticá-lo pois é a forma que possui de não se responsabilizar pelos seus atos, tornando os outros sempre “culpados” pelo que acontece em sua vida isto é uma  forma de passividade existencial muito grande, deixando com que os outros façam as escolhas por ele, de certo modo isso é a “garantia” que a culpa não lhe será remetida.

Acima exemplificamos motivos pelos quais alguns possuem dificuldade em dizer não, contudo  mais do que entender estes motivos, precisamos trazer à consciência destas pessoas a necessidade de tomar controle de suas vidas e não ser levados pelos outros além disso precisamos possibilitá-los a aprendizagem de novas habilidades para atuar no transcurso de sua vida dizendo não quando necessário, para isso veremos também 03 estratégias que podem ajudá-las neste contexto.

  1. Para aprender a dizer não nos momentos corretos utilize a técnica Sanduíche (Elogiar +negar+ agradecer): Quando algum colega de trabalho ou faculdade lhe convidar para participar de alguma atividade e você já está cheio de compromissos e não tem nenhuma condição de assumir mais aplique a técnica sanduíche,  comece elogiando-o e dizendo o quanto lhe admira, depois diga da impossibilidade do momento justificando o porque não poderá aceitar a atividade e finalizando agradeça o convite dizendo o quanto se sente honrado com ele.
  2. Faça uma lista de conseqüências: Se você foi colocado num embate e não sente ter  forças para dizer não, utilize a técnica de lista de conseqüências (parecida com a técnica de balança decisional) porém o objetivo desta técnica é “juntar” forças para se empoderar  através da consciência de que não pode assumir esse compromisso e por conseqüência dizer não.  Numa folha de papel escreva duas listas, uma com as conseqüências do sim e outra com as conseqüências do não, essa técnica te traz mais consciência da necessidade de dizer o não (caso seja essa  a situação) isso lhe deixará mais confiante e encorajado para dizê-lo.  
  3. Para aprender a dizer não, utilize a técnica do pense antes:   Costumo dizer  que não somos ensinados a pensar e agir de modo funcional, um professor por exemplo planeja todo conteúdo a ser ministrado em sua aula, mas tem dificuldades em parar pra pensar nas possíveis dúvidas, perguntas e comportamentos que podem se manifestar durante ela. A técnica do pense antes é bem simples de ser aplicada, quando você for participar de alguma reunião de trabalho, familiar ou do condomínio, pode pensar antecipadamente quais situações serão evidenciadas nesta reunião e qual o seu papel em cada uma delas,  se você já sabe que será requisitado para envolver em algo e que você não pode participar, planeje como irá agir para dizer não sem grandes problemas pode ser a oportunidade para aplicar as duas técnicas anteriores, se necessário for simule, treine na frente do espelho.  

A psicoterapia pode ajudar o indivíduo no processo autoconhecimento trazendo a consciência da sua estrutura mental, identificando seus mecanismos de auto-sabotagem como também auxiliar o processo de aprendizagem das técnicas desenvolvendo estratégias apropriadas a cada situação para minimizar os prejuízos causados pela dificuldade de dizer não. Durante o processo terapêutico o psicólogo contribui ajudando o paciente a estabelecer limites nas suas relações trazendo coerência aos comportamentos nas suas relações interpessoais permitindo a manifestação espontânea dos seus desejos sem culpa. Você é livre para exercer suas vontades e desejos não sendo escravo dos desejos do outro, se esta não é a sua realidade permita-se a construir a ponte para liberdade do seu ser, afinal aprender a dizer não é também uma forma de cuidar de você!

Espero que a leitura deste artigo tenha lhe ajudado, aproveite e mostre a um amigo que necessita de uma leitura mais apropriada ao problema que esteja passando. Caso queira contribuir com críticas ou sugestões a esta coluna de comportamento escrita por Leonardo Sandro Vieira é só contactar pelo 33-98818-6858 ou 3203-8784 ou pelo e-mail:leosavieira@gmail.com  
Leonardo Sandro Vieira 
CRP-04/43298

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *