Blog, Comportamento

Aprendendo a Lidar com a Gestão do Tempo.

Estamos começando um novo ano, como já percebemos muitas vezes parece que temos que correr contra o tempo pois, estamos a todo momento com diversas atividades incompletas e o tempo torna-se algo raro e valioso, mas ,o que é realmente importante pra nós, o que deveria ser priorizado em sua vida neste ano que inicia?  Muitas pessoas têm dificuldade de lidar com a gestão do tempo porque acreditam que isso é para pessoas muito perfeccionistas ou muito ocupadas, já outras, desistiram de aplicar aquelas rotinas de gestão de tempo como usar agenda, checklist, diminuir a quantidade de tempo nas redes sociais, fazer lista de prioridades porque tentaram mas com 2 semanas já não conseguiam manter o que aprenderam sobre gestão do tempo, talvez você leitor seja uma dessas pessoas.

Esses são apenas 02 mitos dos vários sobre gestão do tempo, o 1º que a gestão do tempo é para pessoas super ocupadas e o 2º as acontece com pessoas com muita dificuldade a inserir rotina em suas vidas. Na realidade esses dois mitos são crenças e as crenças modelam nossos pensamentos e comportamentos. Você não precisa ser perfeitamente organizado em sua vida (afinal quem é?), o que você precisa ser suficientemente organizado, entre esses dois pensamentos há uma grande diferença, o 1º limita colocando uma crença alta, pesada e limitante e o 2º nos diz que devemos ser organizado o tanto que precisamos ser e ponto, desde modo você se compromete somente com as atuais demandas da sua vida.

Outro ponto importante é que ser organizado é saber definir prioridades. O que tem sido prioridades pra você atualmente?Pare, reflita, pense a que você tem devotado mais tempo e a o que você deveria devotar esse tempo? Quando entendemos quais são nossas verdadeiras prioridades começamos a dar mais valor ao que é essencial em nossa vida.

Para você entender quais são as suas prioridades precisa saber quais são os seus valores, exemplo, se pra você promover a estabilidade financeira para a sua família sem perder de vista a afetividade do dia-a-dia é um valor, você já tem 2 prioridades neste valor que é a promover a estabilidade e afeto diário à família, a próxima pergunta a ser feita é o que é promover estabilidade pra a família (pensando em curto, médio e longo prazo)? É suprir o básico para o dia a dia guardando o suficiente para quitar a casa, ter meu carro, ter mais 1 casa no futuro e pagar a faculdade dos meus filhos, e como fazer isso? Preciso fazer uma graduação ou pós-graduação, me aperfeiçoar e conseguir um emprego ou salário melhor. E o que é pra você dar afeto diário? É ter um tempo constante de conversa com a família pelo menos 1 hora ao dia. Bom, quando você consegue entender o porquê do comportamento tem mais facilidade de inseri-lo e transformá-lo em um habito.

Ninguém se compromete com aquilo que não conhece e o perigo de tentar fazer as listas de para gerenciamento de tempo é fazê-las sem entender qual o verdadeiro significado das mudanças que pretende colocar em sua vida.

Para lhe ajudar a lidar melhor com a gestão do tempo vou lhe passar algumas orientações que tem por objetivo lhe ajudar a entender quais são suas prioridades e valores,noutro momento você aplica as ferramentas de gestão do tempo (estas você poderá pesquisar já que são inúmeras e não há como colocá-las aqui) o mais importante é você ter clareza o que é prioridade e quais são os seus valores.

1º Use o princípio da bússola e não a do relógio – A bússola orienta mostra o caminho, a decisão a ser tomada mostra sua direção e clareia a consciência, já o relógio pressiona com o tempo, mostra reuniões, compromissos e metas (que são necessários)mas, que sem entendimento da funcionalidade nos deixam sem significado de vida.

2º Aplique o princípio do descarte – Muitas vezes queremos acrescentar uma nova rotina para gerenciamento do tempo, mas não fazemos uma coisa essencial que é descartar, roupas, panelas, hábitos, qualquer coisa que não faz mais sentido em sua vida e você ainda está com ela sem entender o porque.  Comece descartando coisas normalmente é mais fácil e você se sente mais empoderado para descartar hábitos desnecessários em sua vida (que é mais difícil). Só depois de fazer isso você consegue inserir um novo habito necessário para melhor gestão do tempo da sua vida.

3º Anote, coloque no papel quais são os seus princípios e valores – Isso mesmo faça como os exemplos que mencionei anteriormente deixe claro pra você o que te da significado na vida. Ao fazer isso, você compreenderá melhor quais devem ser suas prioridades no dia a dia.

Espero que a leitura deste artigo tenha lhe ajudado, aproveite e mostre a um amigo que necessita de uma leitura mais apropriada ao problema que esteja passando. Caso queira contribuir com críticas ou sugestões a esta coluna de comportamento escrita por Leonardo Sandro Vieira é só contactar pelo 33-98818-6858 ou 3203-8784 ou pelo e-mail:leosavieira@gmail.com 
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Leonardo Sandro Vieira 
CRP-04/43298

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