As emoções são um presente divino ao ser humano, elas colorem a vida dando um tom diferenciado e gostoso aos fatos que acontecem conosco, contudo quando perdemos o controle das emoções ou quando temos uma percepção equivocada dos fatos que acontecem em nossa volta esse tom diferenciado pode vir a ser mais escuro, angustiante, dolorido e conflituoso, trazendo uma incapacidade de perceber de modo coerente a nós mesmos e o mundo em nossa volta. Talvez esse seja um dos maiores desafios que temos na vida, pois diariamente vivenciamos diversos acontecimentos que influenciam diretamente nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos, gerenciar as emoções frutos destes pensamentos torna-se algo muito difícil pois somos incapazes de entender o que realmente está acontecendo. Desta forma, pensar que temos o controle sobre essas emoções nos parece algo inconcebível.
Normalmente nós classificamos as emoções em positivas ou negativas, agradáveis ou desagradáveis como exposto abaixo:
- Emoções positivas/agradáveis: Alegria, amor, entusiasmo,
- Emoções negativas/desagradáveis: Angústia, medo, ansiedade, vergonha, raiva
O que nós não percebemos é que as emoções negativas não são tão ruins assim, aliás, elas possuem um papel essencial de sobrevivência nos alertando quando a necessidade de melhor compreensão e monitoramento de algum fato específico, levando-nos a comportar de modo mais cuidadoso em algumas situações, como por exemplo:
- O medo: Nos alerta ao perigo
- A tristeza: Aproxima-nos das pessoas ou nos mostra a necessidade de um momento a sós para refletir.
- A culpa: Comunica-nos a possibilidade de exclusão dos grupos que participamos.
- A vergonha: Dá-nos limites morais.
- A compaixão: Permite-nos ser solidário ao outro.
A lista é enorme da função das emoções que mesmo aparentemente negativas podem nos trazer benefícios em momentos específicos.
Como mencionado anteriormente o grande desafio é compreender percepção e o peso que damos às emoções produzidas pela percepção deixando-nos ficar essencialmente sensibilizados perdendo equilíbrio e a razão no controle da emoção.
A palavra percepção faz todo sentido porque um único fato pode ser interpretado de formas diferente por diversas pessoas isso está diretamente ligado à percepção, afinal o que é a percepção? Percepção é interpretação que damos aos fatos que acontecem conosco e ela está totalmente relacionada às nossas experiências de vida, sendo assim ela pode fazer um “estrago”vou nos ajudar e muito na condução dos fatos que acontecem em nossa volta, ela não é a realidade, contudo para nós passa ser a verdade dos fatos o que é perigoso.
Como gerenciar melhor as emoções? Pesquisas apontam que ler bons livros especialmente os que promovem o autoconhecimento, fazer atividades físicas e técnicas de respiração, ser aberto às mudanças, ter amigos para compartilhar e dialogar as alegrias e tristezas contribuem e muito no gerenciamento das emoções, esses fatores nos levam a uma melhor conhecimento de nós mesmo de do mundo.
Tratando-se de terapia, a cognitiva comportamental tem-se mostrado uma alta efetividade na ajuda e gerenciamento das emoções, pois ela busca identificar os padrões de pensamentos, regras, crenças, emoções, hábitos e atitudes que estão ligados à origem dos problemas psicológicos e fornece às estratégias mentais e comportamentais que promovam o bem estar bem das pessoas.
Espero que a leitura deste artigo tenha lhe ajudado, aproveite e mostre a um amigo que necessita de uma leitura mais apropriada ao problema que esteja passando. Caso queira contribuir com críticas ou sugestões a esta coluna de comportamento escrita por Leonardo Sandro Vieira é só contactar pelo 33-98818-6858 ou 3203-8784 ou pelo e-mail:leosavieira@gmail.com

CRP-04/43298