Blog, Comportamento

Como identificar se estou me relacionando com uma pessoa egoísta?

Oi pessoal, é sempre muito gostoso esse nosso encontro aqui, nessa semana estou trazendo um tema que surgiu durante um atendimento clínico, quando um(a) paciente tentava compreender se o(a) parceiro(a) que ama tanto era um(a) parceiro(a) egoísta e porque permitia-se ser tão envolvido(a) neste relacionamento que por diversas vezes lhe frustrava tanto. Ao parar pra pensar neste nosso encontro lembrei-me deste caso e pensei que era boa oportunidade trazer aqui características do egoísmo ou até mesmo de um transtorno de personalidade, que se for o caso, não seria de personalidade egoísta e sim o transtorno de personalidade narcisista onde o egoísmo é uma das características mais marcantes. 

Primeiro precisamos compreender que, é comum em todos nós, em algum momento vivermos uma dualidade entre autoproteção e manutenção dos próprios desejos e da necessidade de dar atenção e satisfazer o desejo do outro, não é porque “eu não sou uma pessoa egoista” que não possa apresentar em algum momento algum comportamento egoísta, ou seja, posso ser parecer egoísta ao outro em algum momento por uma necessidade grande de proteção de uma necessidade que por algum momento na minha história me pareceu muito importante que eu assim me comportasse ou que deveria ter comportado em momentos como ocorrido. 

Outro ponto importante é compreender quais seriam as características de uma pessoa dita egoísta, para isso, trouxe, 5 características que são muito presentes em pessoas com esse padrão de comportamento. 

  1. Dificuldade de empatia  –  Possui grande dificuldade em imaginar-se no lugar do outro, para poder compreender o porquê de uma necessidade ou de um comportamento e poder resolver a necessidade desse outro, normalmente o egoísta traz somente o seu “ponto de vista” para justificar o que aconteceu e não abre mão desse “ponto de vista” para analisar o contexto. 
  2. Acredita que o mundo ao seu redor deve lhe servir – Há uma grande necessidade de merecimento, atenção e cuidados das pessoas que estão ao redor do egoísta, há sempre uma ótima argumentação para justificar o porquê as coisas devem ser do modo como acredita que deve ser, aliás normalmente são bons argumentadores ou “sedutores” de início para mostrar-se necessário ao outro, até o ponto para poder inverter os interesses.  
  3. Possui dificuldade de aceitar críticas  – Essa característica é muito forte, como é difícil para um egoísta admitir que por algum momento está errado. É impossível a tal pessoa compreender que de alguma forma sua atitude não é inadequada à situação.  A dificuldade de permitir-se a uma auto análise é praticamente  ignorada, pois a possibilidade do erro, não pode fazer parte da vida de um egoísta.  
  4. Minimizar seus defeitos –  uma característica marcante em muitos narcisistas é de minimizar ao máximo suas vulnerabilidades, podendo por exemplo mostrar-se o contrário, ser muito forte, pois se tem uma “coisa” de quem está ao seu lado não pode perceber é a sua vulnerabilidade, pois assim poderá não o “admirá-lo” para poder obter o que deseja, ou poderá sofrer alguma perda ou abuso. De qualquer forma, enquanto as pessoas percebem algo que não está legal no seu dia a dia, o que é normal por todos nós, pois não somos seres perfeitos, ao egoísta seria algo absurdamente deixar transparecer ou transparecer esse “defeito” ou sequer pedir ajuda para superá-lo. 
  5. Dificuldade  nas relações interpessoais – Não é de admirar de pessoas com tais características possuem grande dificuldade de desenvolver relações interpessoais de modo saudáveis, pois todo relacionamento precisa ser desenvolvido de uma forma minimamente equilibrada para ambos os lados que estão envolvidos dentro desta relação, desta forma, sempre vamos notar alguma  dificuldades de manutenção desse equilíbrio. 

Como disse no início do nosso tema de hoje, há que se tomar cuidado pois na vivência da dualidade de atender às nossas necessidades e as dos outros, vamos compreendendo (ou deveríamos) ir compreendendo os nossos comportamentos e das pessoas que nos envolvemos no dia dia a dia; Um adendo muito importante a estas características é que em determinado grau de mobilidade dessa pessoa pode deixar de ser uma pessoa de traços egoísta e levá-la ser uma pessoa que possui um transtorno de personalidade narcisista, onde há essas características e outras que não apontei como; mania de superioridade, ocultar sentimentos, rancor,  são muito intensas presentes nos dando um suporte para um diagnóstico de Transtorno de Personalidade Narcisista, do qual de acordo com o DSM – Manual Estatístico de Transtorno Mentais não tem cura e não é fácil de tratar e que normalmente as pessoas que possuem esse diagnóstico trazem outros transtornos juntos, sendo de humor ou de personalidade. 

Bom, e como lidar com pessoas assim? sinceramente, não é nada fácil lidar com uma pessoa egoísta, ainda mais se for  um Transtorno de personalidade narcisista, o mais indicado. que é muito difícil ao sujeito, é buscar apoio na psicoterapia para compreender o porquê dessa necessidade de manutenção deste mundo distorcido de que tudo precisa estar ao seu modo e ao que sofre de Transtorno de personalidade narcisista além de psicoterapia há também necessidade de medicamento onde o profissional psiquiatra é muito necessário num trabalho em conjunto com o psicólogo no acompanhamento deste indivíduo para que consiga desenvolver uma vida mais saudável com menos sofrimento e consiga desenvolver relacionamentos interpessoais mais duradouros e menos doloridos. 

Espero que este texto possa contribuir de alguma forma positiva o desenvolvimento da sua vida, ou de um familiar ou amigo, por isso, se tiver gostado mostre ou repasse a alguém que considerar necessário. Caso queira contribuir com críticas ou sugestões a esta coluna de comportamento, escrita por Leonardo Sandro Vieira, é só contactar pelo 33-988186858 ou pelo e-mail:leosavieira@gmail.com ou pelo nossos canais de interação no    https://linktr.ee/institutoaprendendoalidar  . Até o nosso próximo encontro.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Leoperfil-2.png
Leonardo Sandro Vieira 
CRP-04/43298

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *