Uncategorized

Você conhece o tratamento de neurofedback?

O neurofeeback é uma das modalidades do biofeedback é uma técnica da área da medicina comportamental que surgiu nos Estados Unidos, nos anos 60. O método consiste na monitoração de diversas funções involuntárias do corpo, de modo que a pessoa seja treinada e passe a ter mais controle sobre seu organismo. No tratamento de biofeedback, algumas funções do organismo são medidas com a ajuda de aparelhos minimamente invasivos praticados por profissionais da saúde como: médicos, fisioterapeutas e psicólogos. Por meio dele, é possível, por exemplo, descobrir se o paciente está ansioso de acordo com reações como produção de suor e pressão arterial.
O neurofeedback., é um tipo de tratamento que tem como principal objetivo melhorar o funcionamento cerebral a partir da neuromodulação autorregulatória, ou seja, ele estimula as habilidades naturais do cérebro, sensores são colocados no couro cabeludo para medir e permitir a modificação das ondas cerebrais. Dessa maneira, o tratamento não é caracterizado como invasivo, muito pelo contrário: o paciente não entra em contato com nenhum tipo de irradiação ou agulhas tornando a técnica segura e confortável. A partir da utilização de eletrodos, é possível captar a emissão elétrica dos neurônios a fim de treinar o cérebro para potencializar o desempenho mental.
O tratamento possui um protocolo de mapeamento da realidade atual mapeamento cerebral para orientar o profissional treinado a fazer as estimulações em áreas especificas do cérebro de acordo com a necessidade do indivíduo, são em média de 30 a 40 sessões, os resultados científicos do tratamento é contribui enormemente para a melhora e qualidade de vida do indivíduo.
O neurofedback é indicado para tratamentos como; transtorno do déficit de atenção (TDA e TDAH), ansiedade, depressão, dificuldades de concentração, dificuldades de memória, distúrbios de aprendizagem, enxaqueca, estresse, hiperatividade/agitação, insônia, otimização da performance mental e autismo

Normalmente os profissionais da saúde indicam o tratamento do neurofeedback , com objetivo de reduzir a medicação para amenizar dores e sintomas físicos e emocionais para promover mais autonomia, domínio de técnicas de controle cerebral, fortalecimento das funções cognitivas, como memória, atenção e aprendizado, diminuição do estresse e ansiedade, aumento do foco e da concentração de maneira voluntária e consistente, além de uma forma não invasiva e indolor de tratamento pois, muitos pacientes têm medo de iniciar uma intervenção por acreditar que será necessário algum tipo de cirurgia ou mesmo contato com agulhas, irradiações elétricas e magnéticas e no neurofeedback não há nada disso.
O tratamento não tem como função substituir a psicoterapia, o principal objetivo é auxiliar os pacientes mais sensíveis ou resistentes a uma melhor regulação do sistema nervoso. Estudos apontam que ao contrário é um ótimo aliado aos profissionais da área pois pacientes com depressivo maior, TDAH, autismo, Ansiedade maior (entre outros) entre outros cheguem ao consultório tendo uma melhor regulação emocional e sensorial para poder elaborar o conteúdo cognitivo de forma menos distorcida e mais estabilidade emocional possibilitando ao profissional uma melhor intervenção psicoterapêutica para os pensamentos, sentimentos, comportamentos e elaborações que precisam ser tratados na psicoterapia.
Profissionais como neurologistas, psiquiatras, medico de dor, recomendam por ser um método menos invasivo e indolor de tratamento aos pacientes que estão com baixa resposta positiva no processo de tratamento que já possam estar fazendo, recebendo uma grande contribuição a estabilização do sistema nervoso, cognitivo emocional, trazendo novas expectativas para melhora na qualidade de vida do paciente.


Ficou interessado em conhecer mais? Em Governador Valadares e região há somente um lugar que faz o mapeamento e estimulações através do neurofeedback é no consultório aprendendo a lidar com, ele não é feito juntamente com a psicoterapia, é um procedimento separado em outra sala realizado com os aparelhos necessários e profissionais que se qualificaram seguindo todo protocolo orientado para auxiliar às pessoas que buscam este serviço, o telefone para contato é 33-9985-93083.

Leonardo Sandro Vieira 
CRP-04/43298

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *